Parque Nacional da Serra do Cipó

separator
Price
Scroll down

Parque Nacional da Serra do Cipó

per person

Foto: Edward Elias Junior

“Nenhum atributo caracteriza melhor a Serra do Cipó do que a sua diversidade. Começando por sua geologia com uma grande variedade de rochas-calcárias, quartzitos, granitos e variedades de solos. O relevo acidentado oferece tantos caminhos aos córregos que brotam de todo lugar, culminando nas diferenças climáticas entre as vertentes a leste e a oeste. Toda esta base posta à disposição da evolução culminou em uma das floras mais diversas do planeta, com um altíssimo grau de endemismo, um dos maiores do mundo, e com mais de 1700 espécies já registradas. Velózias, Orquídeas, Sempre-Vivas, Cactáceas, interessantes espécies de “plantas carnívoras” e outras de uso medicinal tradicional como as Arnicas são exemplos característicos. A fauna que aqui habita é também muito rica, com uma enorme diversidade ainda por conhecer de insetos, anfíbios, pássaros, mamíferos, répteis, entre outras formas de vida, que convivem em um ambiente montanhoso originado com o soerguimento da Cadeia do Espinhaço há centenas de milhões de anos.

Foto: Edward Elias Junior

Com a missão de proteger toda essa exuberância, em setembro de 1984 foi criado, nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, o Parque Nacional da Serra do Cipó. Com uma área total de 33.800 hectares, o Parna tem como o principal objetivo preservar a enorme riqueza natural nativa da região.

A unidade protege hoje diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção, ambientes únicos e paisagens que enchem dos olhos daqueles que testemunham suas belezas. Abrigando os biomas Cerrado a oeste (8% da área do Parque), Mata Atlântica a leste (8%) e Campos Rupestres (84%), o Parque possui grande quantidade de atrativos abertos ao público, com o intuito de que o visitante vivencie a singularidade do local, reflita sobre a importância da preservação e compartilhe a missão de proteção desta Unidade de Conservação que é de todos nós.”

Fotos: Edward Elias Junior

  • Destination
  • Included
    Cachoeira
  • Not Included
    Accommondation
    All Museum Tickets
    Meals
    Personal Guide
    Transportation/Car
    Typical Souvenir

Leave a Reply

Accommodation
Meals
Overall
Transport
Value for Money

Cadastre-se e receba novidades sobre a Serra do Cipó 👍