Conheça 10 cachoeiras na Serra do Cipó – Atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó

A região da Serra do Cipó abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que tem por objetivo proteger e preservar esse patrimônio natural. O parque é caracterizado por sítios arqueológicos, cânions, cavernas, cachoeiras, rios, matas, campos rupestres e cerrados.

Com a missão de proteger toda essa exuberância, em setembro de 1984 foi criado, nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, o Parque Nacional da Serra do Cipó. Com uma área total de 33.800 hectares, o Parna tem como o principal objetivo preservar a enorme riqueza natural nativa da região.

A unidade protege hoje diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção, ambientes únicos e paisagens que enchem dos olhos daqueles que testemunham suas belezas. Abrigando os biomas Cerrado a oeste, Mata Atlântica a leste e Campos Rupestres, o Parque possui grande quantidade de atrativos abertos ao público, com o intuito de que o visitante vivencie a singularidade do local, reflita sobre a importância da preservação e compartilhe a missão de proteção desta Unidade de Conservação que é de todos nós.

Conheça os atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó

Cachoeiras Serra do Cipó

Como chegar no Parque Nacional da Serra do Cipó

Serra do Cipó

O Parque Nacional da Serra do Cipó está a 94 km de BH, cujo trajeto você irá gastar por volta de 1:40. Após a ponte sobre o Rio das Velhas na saída de Lagoa Santa basta seguir em frente até chegar na ponte sobre o Rio Cipó, antes da ponte pegar a rua de terra a sua direita. Agora basta ir em frente por quase 4 km até a portaria Areias do Parque.